Acumulador de sucção

Qual é a função de um acumulador de sucção?

Um acumulador de sucção é utilizado para evitar que o líquido refrigerante volte para o compressor. O acumulador é comumente usado em bomba de calor, refrigeração para transporte, sistema de refrigeração para câmara de baixa temperatura e em qualquer lugar em que o refrigerante líquido no retorno possa preocupar.
O acumulador é instalado na linha de sucção anterior ao compressor. Geralmente, é um recipiente vertical com um tubo em U interno. Na parte superior oposta desse tubo U a sua saída fica logo abaixo da parte superior do recipiente. Isso permite que o acumulador fique praticamente cheio antes que o nível de líquido chegue à saída do acumulador.

Um furo de pequeno diâmetro é feito na parte inferior do tubo em U no seu ponto mais baixo. Este furo permite a recuperação do óleo eventualmente acumulado e que voltará ao compressor por este furo.

Às vezes se faz necessária fonte de calor dentro do recipiente para evaporar o líquido refrigerante. Esta pode ser resistor elétrico ou camisa aquecedora no corpo do separador. Alguns acumuladores têm conexões em que um sifão de linha de líquido no fundo do acumulador que se resfria. Isso melhora o desempenho do sistema pelo sub-resfriamento do líquido refrigerante e protege o compressor contra golpes de líquido, ao mesmo tempo em que superaquece o gás de sucção.


0 comentários: